Antes de tudo, seres humanos

“Naquele 11/03/2015, se iniciava uma jornada bastante árdua e difícil mas muito, muito valiosa. Os obstáculos que enfrentamos e nos desafiamos a superar não foram nem de perto aquilo que imaginávamos sermos capazes. Fomos muito maiores, muito melhores, muito mais resilientes e empáticos do que qualquer professor ou mestre poderia ter nos dito que seríamos no final do caminho. E olhem onde estamos! Exatamente 5 anos depois, neste 11/03/20, nós vencemos! Vencemos as dores. Vencemos os medos. Vencemos a cada dia a versão ultrapassada que éramos ontem.
Foram muitos os aprendizados desde o “Ah! Quero ser psicólogo pra me entender melhor, professora!”, ou “sempre dei conselhos para os meus amigos, acho que levo jeito pra isso”. Hoje, mais amadurecidos e cativados pelos caminhos que a Psicologia nos mostrou seguimos aprendendo e nos desenvolvendo. Evoluímos!
Aprendemos que não basta ouvir, é preciso ESCUTAR. Que não basta existir, é preciso VIVER. Que ESTAR PRESENTE é muito mais do que se colocar ao lado do outro. Aprendemos que para sermos PSICÓLOGOS era preciso desconstruir para então construir tudo de novo. E que esse processo deve se repetir sempre que assim for necessário.
[…] a psicologia nos deu o amor às pessoas. Gostamos de observar pessoas, ouvir pessoas, estar com pessoas e SERMOS PESSOAS. Nós gostamos mesmo é de GENTE! E vejam só! Psicólogos se estressam… psicólogos se entristecem… psicólogos, antes de serem “psicólogos” são SERES HUMANOS.
Que este juramento que fazemos hoje possa fazer eco em nós a cada dia que estivermos de frente com os nossos pacientes.[…] Quando executarmos a profissão que devidamente escolhemos, que nós sejamos dignos de tê-la. […]”

Deixe um comentário